Notícias

Fim do código de acesso: login ao eSocial será feito exclusivamente pelo gov.br

A partir de dezembro/2022, para acessar os módulos do eSocial será necessário utilizar o login por meio da conta gov.br

...

O governo federal determinou que a partir de dezembro deste ano, o acesso aos módulos web do eSocial, Web Empregador Doméstico e App Empregador Doméstico só será possível pelo login na conta gov.br.

O gov.br é um meio de login único aos sistemas públicos digitais. Possui características que garantem um grau de segurança superior ao modo usual de login no eSocial, que é feito por CPF, código de acesso e senha.

 

O QUE DEVO FAZER PARA ACESSAR?

Usuários que já possuem uma conta gov.br, que tenha sido criada para a utilização de qualquer outro serviço federal (Meu INSS, eCac, FGTS, etc.), utilizará a mesma forma de acesso. Ao cliclar no botão "Entrar com gov.br" o ususário será direcionado para login com suas credenciais de acesso.

Caso o usuário não possua uma conta gov.br, basta acessar a página de acesso, digitar seu CPF e o site o direcionará para o cadastramento e concessão de níveis de confiabilidade.


NÍVEIS DE CONFIABILIDADE

O usuário poderá realizar seu cadastro e aumentar o nível de confiabilidade da sua conta conforme o cadastro seja feito (ou complementado) com os tipos de documentos ou validações indicadas pelo próprio gov.br. A conta será classificada como “bronze”, “prata” ou “ouro”.

O acesso ao eSocial somente será possível para os usuários que possuírem conta gov.br com nível prata ou ouro. Por isso é de suma importância fornecer as validações indicadas pelo governo federal.


ESOCIAL FEITO POR TERCEIROS

Importante ressaltar que o gov.br é um sistema unificado dos serviços públicos. Com isto, em casos em que terceiros utilizem os módulos o ideal é que o cidadão outorgue uma procuração eletrônica por meio do sistema eCac - caso possua certificado digital:

1 - Acesse ao portal eCac;

2 - Selecione a aba "Senhas e Procurações";

3 - Clique em "Cadastro, Consulta e Cancelameno - Procuração para e-Cac";

4 - Em seguida é só clicar em "Cadastrando Procuração";

5 - Informe o CPF/CNPJ do procurar, uma vigência que deseja permitir acesso, selecione os serviços em que ele terá acesso e finalize.

 

Caso o empregador não tenha certificado digital é possível fazer solicitação através de formulário eletrônico. Veja como funciona:

1 - Acesse o site: Procuração Eletrônica e preencha o formulário;

2 - Após o preenchimento clique em "Cadastrar Procuração";

3 - Será gerado um documento que deve ser assinado com firma reconhida em cartório;
4 - No eCac selecione a aba "Legislações e Processos" e clique em "e-Processo" em seguida "Solicitar serviço via processo digital";

5 - Preencha os dados solicitados e faça a juntada de documentos. Aguardar o processamento pela RFB.

 

Ficou com dúvidas ou precisa de auxílio na gestão do seu empregado doméstico? Entre em contato conosco!

Empregado Legal

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar